quarta-feira, 6 de março de 2024

Escudo de Porta-Estandarte - parte 3

Deixamos no último post o escudo praticamente pronto. Está com a bossa instalada e a camada de decoração já aplicada. Agora falta "só" o acabamento. Por que as aspas? Porque qualquer um que já participou de uma reforma ou construção sabe que o acabamento costuma dar mais trabalho que erguer uma parede. Não é diferente para o escudo.

A borda do escudo vai ser uma tirinha de EVA de 5 mm colada por toda a volta, mas para isso ficar direitinho é legal dar uma uniformizada nas bordas, para isso usei de novo a massinha de EVA. Como a massinha de EVA demora para secar, melhor já deixar ela passada e ir fazer outras coisas.

Uma das outras coisas é a borda da bossa. Normalmente a bossa não é uma "bolinha" largada no meio do escudo, ela costuma ter uma borda, na maior parte das vezes circular, quadrada ou retangular. Nos escudos retangulares semi-cilíndricos (o popular "escudo romano") todas as formas de bordas aparecem. Já nos escudos redondos, o mais comum é a borda circular mesmo. Essa borda da bossa também pode ser decorada, mas nesse escudo resolvi manter simples.

Não tem muito segredo, em uma folha de EVA autocolante com 2 mm de espessura, cortei um círculo de 22 cm de diâmetro e depois recortei dele um de 18 cm. Ficou um anel com 22 cm de diâmetro e 2 cm de largura. Antes de tirar a proteção do adesivo, sempre faça o teste de encaixe com a bossa. Sério. EVA é elástico e molinho, ainda mais o de 2 mm, sair um corte de encaixe perfeito nessas condições é bem complicado. Então fui esticando, cortando sobras, reesticando, ajustando, virando para um lado ou para o outro e quando ficou OK, tirei a proteção e colei por cima do EVA vermelho.

Agora já dá para fazer os relâmpagos. Sempre uso fita isolante para esses detalhes, a fita isolante amarela funciona muito bem. Fica um pouco transparente, então coloco duas camadas. As pontas de seta faço colando dois pedacinhos da fita com 4,5 cm ou 5 cm de comprimento um do lado do com sobreposição de um milímetro ou até menos e corto um triângulo isósceles. Uso as duas "sobras" nas pontas para fazer um novo triângulo e colar sobre o primeiro (duas camadas, certo?). Se escolheu 5 cm, faça todas as pontas de seta com 5 cm, se escolheu 4,5 cm, todas com 4,5 centímetros.

Olha como já fica bonitão!

Na foto que coloquei, a borda já foi aplicada. Como ela foi feita? São quatro tiras de EVA autocolante de 5 mm, duas com 46 cm de comprimento e duas com 45 cm. Todas com mais ou menos 2,5 cm ou 3,5 cm de largura, depende basicamente da espessura do papelão que acabou usando. Como as duas metades do EVA frontal se juntam bem no meio do escudo, fazendo uma linha vertical, coloquei as tiras da borda deslocadas 45 graus, então a borda externa ajuda a fixar as duas metades. A espessura do escudo não ficou uniforme em toda a circunferência do escudo, deixei bem alinhadinho com a parte da frente e depois, na parte de trás, dependendo do desnível entre a borda e a face traseira, cortei as sobras com tesoura, cobri o desnível com massinha ou fiz um combinado dos dois.

A emenda da borda e um pouco da massa de EVA

O próximo passo é chato, demorado, dá outra vida para o escudo e eu não tenho nenhuma foto do processo. Esse passo é pintar a bossa de prateado. Para fazer isso, primeiro tem que "selar" o EVA. Como que faz essa "selagem"? Passando uma mistura de 2/3 de cola branca para 1/3 de água. Pelo menos três camadas esperando secar entre uma camada e a próxima! Simplesmente horrível. Durante esse processo fiquei olhando bastante para o escudo e cheguei a conclusão de que as laterais estavam muito vazias.

Nos outros escudos, cobri esse vazio com asas estilizadas, também feitas de fita isolante branca e amarela intercaladas. Mas acho que no espaço disponível não dá para colocar as asas de maneira satisfatória. Talvez colocar duas Vitórias? A Vitória é um elemento bem comum nos escudos romanos... Mas será que não tem mais anda relacionado a Vênus que possa colocar? Tem. E ainda conseguimos fazer a ligação com as asas. Um dos símbolos de Vênus é a pomba. Resolvi colocar duas pombas feitas de EVA branco de 1 mm, uma de cada lado. Cortei a silhueta da pomba, com um pincel, passei cola de EVA na parte de trás da pomba recortada. Usei o pincel para a cola ficar uma camada mais uniforme e não vazar para os lados ou fazer bolinhas. Na sequência colei as duas pombas.

Uma das pombas, feita em EVA branco

Voltando a pintura, usei tinta acrílica metálica "Metal Colors" da Acrilex. Ao invés do prata, usei o alumínio que, para mim, pareceu mais metálico no final. Duas demãos são suficientes, e é bom registrar na cabeça por onde começou. Essa tinta seca bem mais rápido e depende da sua velocidade, quando terminar de passar a primeira mão, a outra ponta já está seca para passar a segunda A minha velocidade é lenta, demoro muito para conseguir passar a tinta em todas as voltinhas e reentrâncias da decoração.

A bossa já com a segunda demão de tinta metálica

E agora acabou. Provavelmente vou passar um tempo ainda fazendo ajustes aqui e ali. Acho que o ideal ainda é passar um pouco de Silvertape na borda, ajuda a selar e diminui a chance de descolar alguma coisa caso o escudo seja usando em batalha, mas gostei muito do efeito final!

Escudo de signiferi combinando as bençãos de Vênus,
o poder de Júpiter e a força de Marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário