terça-feira, 12 de março de 2024

Neptunus Redux

Não é incomum nas competições entre fãs do Riordanverso ter provas artísticas, e um dos objetivos desse blog era ter um lugar para mostrar esses desenhos. Essa arte do Netuno que está logo aí embaixo foi uma das primeiras artes que eu fiz depois que comecei a me envolver no fandom de Percy Jackson. Também é o primeiro desenho colorido que eu fiz em muuuuuito tempo.

Netuno protegendo a viagem de um navio romano

Se lembro direito, a tarefa era desenhar um deus romano. Acabei escolhendo Netuno justamente pelo jeito que é descrito o relacionamento dos romanos com Netuno em "O Filho de Netuno":

— Sinto muito, Percy — disse Hazel. — É que... os romanos sempre tiveram medo do mar. Só usavam navios se fosse necessário. Mesmo nos tempos modernos, ter um filho de Netuno por perto é mau presságio. A última vez que um ingressou na legião... bem, foi em 1906, quando o Acampamento Júpiter ficava do outro lado da baía, em São Francisco. Houve um terremoto gigantesco...
— Você está me dizendo que ele foi provocado por um filho de Netuno?
— É o que dizem. — A expressão de Hazel era de remorso. — Enfim... Os romanos temem Netuno, mas não o amam muito.

Ou então:

— Um barco! — Octavian virou-se para os senadores. — O filho de Netuno quer um barco. Viajar por mar nunca foi do feitio dos romanos, mas ele não é muito romano!

Ok, o Rick escreve assim para dar um certo choque nos leitores, acostumados com o prestígio do filho de Poseidon no Acampamento Meio-Sangue, e trazer uns pontos de antagonismo para fazer a história andar. Mas era assim mesmo? Viajar por mar não era do feitio dos romanos? Só usavam navios se fosse necessário?

É, esse é mais um daqueles pontos em que a ficção se distancia do que a gente conhece da história. Tá, a República Romana no começo não era muito chegada em navios, quando precisava de alguns emprestava ou contratava os serviços dos povos latinos ou dos gregos, e isso funcionava bem. Mas na época da Primeira Guerra Púnica a situação mudou um pouco e a República montou uma esquadra com mais de 200 navios e foi atacar Cartago!

Mesmo sendo novatos na arte das batalhas navais, a marinha romana não fez feio na Primeira Guerra Púnica, vencendo os cartaginenses várias vezes. O feito fica mais impressionante se lembrarmos que Cartago era uma potência marítima e os romanos tinham acabado de aprender a fazer seus navios!

Mas sabe o que foi terrível para a esquadra romana durante essa guerra? Tempestades. Perderam quase todos os navios para uma tempestade em 255 aC. e de novo em 253 aC. Em uma dessas tempestades, mais de 100 mil romanos perderam a vida. É o tipo de coisa que gera um certo trauma. E quem os romanos achavam que poderia proteger os marinheiros das tempestades no mar? Se você respondeu Netuno, acertou. Então sim, os romanos temiam Netuno e agradeciam a ele quando os seus entes queridos retornavam com vida depois de uma jornada pelo mar. Esse é o Neptunus Redux (ou Neptunus Reduci), o Netuno que trás de volta o navegante.

A medida que o tempo passou e a República conquistou novas terras, o transporte marítimo se tornou essencial: tropas, tecidos, azeite, ferro, toda sorte de mercadorias e, principalmente, o suprimento de grãos de Roma iam e vinham em navios pelo Mar Mediterrâneo, que era o caminho mais curto entre Roma e as suas províncias. A última grande ameaça ao domínio romano do Mediterrâneo foi uma epidemia de "piratas", que acabou sendo resolvida em 67 aC. por Pompeu Magno, que era devoto de Netuno, comandando uma esquadra com mais de 500 navios e 120 mil homens armados.

A pirataria não deixou de existir depois da vitória de Pompeu, encontrar bandidos no mar ainda podia ser um problema para alguns viajantes azarados, mas não era mais uma ameaça a República (e depois ao Império). Definitivamente, os romanos viajavam e dominavam o mar.

Sobraram as tempestades, que não podiam ser enfrentadas pela força das legiões ou da marinha romana. Esse não era um trabalho para os mortais. Neptunus Redux

Moeda do Imperador Vespasiano, por volta do ano 70 dC, no verso a imagem de Netuno, marcada como NEPtunus REDux
(imagem extraída de Colonial Coins and Medals)

Nenhum comentário:

Postar um comentário