segunda-feira, 1 de abril de 2024

Passaram os Idos de Março, chegaram as Calendas de Abril

"Cuidado com os Idos de Março!" - esse foi o aviso para Júlio César que Shakespeare colocou na boca de um adivinho na peça que leva o nome do cônsul romano. E por que o aviso? Porque nos Idos de Março Júlio César seria assassinado. Bem que o adivinho podia falar as coisas mais claramente, né?

Diferente do que aconteceu em 44 a.C., no Acampamento Júpiter SP passamos pelos Idos de Março e nenhum dos pretores foi assassinado. Talvez pelo Senado ser mais confiável, ou pelos pretores não parecerem que querem se tornar reis, ou outro motivo qualquer. O que interessa é que atravessamos os Idos de Março sem violência. Como fazer jogos para comemorar datas especiais é uma tradição romana, durante uma semana tivemos jogos online e desafios artísticos no Acampamento Júpiter SP.

Agora vocês já sabem porque eu atrasei os posts aqui no blog. Fiquei organizando e aplicando os jogos e acabei me desorganizando com a agenda aqui. Não participei dos desafios artísticos, eram todos relativos a música, atuação e poesia, nenhum deles o meu forte. Se bem que mesmo que os desafios fossem de áreas que eu me dou bem, fazia parte da organização e não poderia participar de qualquer jeito.

Entre os prêmios para os ganhadores estavam bottons comemorativos dos Idos de Março Sem Sangue 2024, e foi neles que dediquei meus dons artísticos!

Idos de Março Sem Sangue 2024

O desenho mostra uma moeda de ouro gravada com duas adagas, as palavras EID MAR (Idos de Março) e o ano de 2024 em algarismos romanos. Não, não vou colocar a data AUC, os algarismos já são romanos o suficiente. A moeda tem manchas de sangue e, para indicar que os Idos de Março foram sem sangue, um sinal de proibido desenhado em volta. Achei que ficou bem legal e o amarelo com o sangue me lembrou um pouco o smiley de Watchmen.

Mas, além da forma redonda, de onde tirei a ideia de fazer o botton como se fosse uma moeda? Quem acha uma boa ideia fazer uma moeda comemorando um assassinato? Bom, Marcus Junius Brutus achou. Não só achou que a ideia era boa como efetivamente cunhou essas moedas!

Na frente: BRUT IMP L PLAET CEST
(Brutus Imperador - Lucius Plateorius Cestianus)
No verso: EID MAR
(Idos de Março)

Sim, Brutus fez uma moeda com a cara dele de um lado e duas adagas com "Idos de Março" do outro! Fez isso porque ele acreditava que com o assassinato de Júlio César ele estava libertando a República Romana de se tornar uma autocracia (spoiler de 2000 anos: provavelmente ele estava certo, porque pouco depois dos liberatores serem derrotados, Roma se tornou uma autocracia).

Pessoas atentas devem ter percebido que a moeda de Brutus tem uma espécie de "dedal" entre as duas adagas e o botton comemorativo não tem. Esquecimento? Não, decisão conciente. 

Esse "dedal" é a chave para a comemoração de Brutus, na realidade isso é um chapéu chamado pileus e é um dos símbolos de Libertas, a deusa que personifica a Liberdade. Um escravo romano quando liberto tinha a cabeça raspada e recebia um pileus para cobrir a cabeça, é um símbolo de liberdade.

Com essa informação a interpretação da moeda fica mais interessante: Brutus comemora que, através do assassinato de Júlio César (as adagas) nos Idos de Março (EID MAR), ele garantiu a liberdade (o pileus) de Roma.

Agora também fica fácil saber porque o botton não tem o pileus nele: não queremos assassinatos, mas queremos liberdade para todos! Então dentro do sinal de proibido ficam as duas adagas (os assassinatos) e nenhum pileus (a liberdade).

Parte do kit de prêmios para os vencedores das provas artísticas dos Jogos dos Idos de Março Sem Sangue 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário